30.9.07
Letra Inspiradora
A letra dessa música do Rappa é demais. Hoje em particular estou me sentindo o verdadeiro Pescador de Ilusões. Tem dia que a gente nem entende por que esta sentindo certas coisas, e hoje em particular e um desses dias onde nem sabemos porque estamos nos sentindo assim.
Lembranças, sonhos abandonados, metas não compridas, negação, alegria, felicidade, amor e uma mistura de sentimentos muito louca.
Por isso postei a letra da musica e o clip. Espero que gostem como eu gosto.
In Infinitum
Robson Freire
Pescador de Ilusões
Se meus joelhos não doessem mais
Diante de um bom motivo
Que me traga fé,
que me traga fé
Se por alguns segundos eu observar
E só observar
A isca e o anzol, a isca e o anzol
A isca e o anzol, a isca e o anzol
Ainda assim estarei pronto pra comemorar
Se eu me tornar menos faminto
Que curioso,
que curioso
O mar escuro trará o medo lado a lado
Com os corais mais coloridos
Valeu a pena, eh eh
Valeu a pena, eh eh
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões
Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro sem final
Sem final, sem final, sem final, final
REPETE REFRÃO 2x
Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro
Sem final, sem final
Sem final, sem final, final
REPETE REFRÃO 3x
In Infinitum
Robson Freire
24.9.07
Eu sou um Pãe assumido
Lendo esse artigo do Ricardo Neves, publicado na Revista Época, tem um pedaço do texto que diz:
"Também nos papéis familiares o macho alfa começa a perder espaço. Em seu lugar emerge um novo papel masculino: o pãe. O termo vem da fusão das palavras pai e mãe. Certamente foi criado por mães maledicentes, temerosas de que alguns homens estejam querendo competir com elas. De fato, os pães trocam fraldas, sabem dar banho em bebês, adoram passear com as crianças nos parquinhos, inclusive em dias de semana. Eles ousam chegar atrasados ao trabalho e assumir claramente que o motivo foi uma reunião ou um teatrinho na escola. Alternam tarefas com a mulher, como levar a criança à escola e ao médico. Também acompanham deveres escolares de perto. Sabem os nomes dos medicamentos e dos professores dos filhos. Mas esse novo tipo de pai almeja mais que apenas se envolver com a operação doméstica de cuidar dos filhos. No fundo, o que os pães querem é criar um vínculo maior com seus filhos. É um quesito no qual o pai macho-alfa-provedor de antigamente ia muito mal. "
Se você disser que esse ai sou eu, acertou em cheio. Não era mais possível os homens ficarem tão distantes da relação com os filhos, na valorização da mulher, na divisão de tarefas domésticas.
Comentem e digam quem tanbém é um Pãe.
In Infinitum
Robson Freire
A aposentadoria do macho alfa
Como sou portador do tal cromossomo Y, quando quero conseguir certas coisas tendo a me comportar como um macho alfa. Mas, ao agir assim, em geral sou malsucedido. Será que não passo de um macho beta, gama ou outra letra grega indicativa de minha inferioridade no campeonato dos machos? Em vez de me considerar um fracasso, preferi aprofundar a análise. E cheguei a conclusões mais satisfatórias para meu ego.
Parece-me que, diante das violentas transformações das últimas décadas, o tal macho alfa está se tornando um modelo obsoleto por sua ineficiência. A emancipação das mulheres, a globalização, a internet e outras novidades criaram um novo jogo. Ele substituiu a regra anterior de "o-vencedor-leva-tudo". O mundo de hoje é mais complexo e mais interdependente. Neste novo mundo digital, consegue mais quem transmite melhor as idéias, negocia propostas e convence os outros a cooperar para ir na direção pretendida. Tente comandar unilateralmente, e você estará a caminho do fracasso.
Muitas empresas já perceberam que o sucesso depende mais da cooperação que da coação. Falar grosso nas organizações mais modernas não parece funcionar mais como antigamente. Quanto mais sofisticados ficam os processos e a produção, menos espaço existe para escravidão ou autoritarismo. Por isso, chefes tipo capataz estão sendo cada vez menos valorizados.
"Além de dividir as tarefas de casa, os novos pais querem mais intimidade na relação com os filhos"
Desde o século XX, as mulheres têm se libertado de várias condenações que lhes foram impostas pelo patriarcado, estão mais e mais educadas e certamente vão provocar cada vez mais mudanças na sociedade. Desde que o mundo é mundo, o crime, a violência e a barbárie estiveram sempre mais associados ao cromossomo Y que ao X. Nesse contexto, pode ser que o declínio dos machos alfa traga perspectivas mais sábias e venturosas para nós do sexo masculino.
RICARDO NEVES é consultor de empresas e autor de Pegando no Tranco - O Brasil do Jeito Que Você Nunca Pensou.Site: www.ricardoneves.com.br
Email: rneves@edglobo.com.br
Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76422-6077-457,00.html
22.9.07
Quanto custa a sua rotina...
Aqui você encontra uma calculadora de emissão e neutralização de CO2, produzida pela ONG The Green Initiative A ferramenta quantifica, em média, quantas novas árvores são necessárias para que uma pessoa neutralize sua emissão de carbono anual, de acordo com seus hábitos de consumo e estilo de vida. A intenção desse cálculo não é oferecer ao usuário resultados exatos ou uma maneira de "neutralizar" práticas prejudiciais ao Planeta, mas, sim, estimular o debate e a conscientização das pessoas a respeito dos temas ambientais.
Iniciativa em prol do verde
Colaborar para que indivíduos comuns reflitam sobre a sua participação efetiva nas transformações do meio ambiente. Foi para atingir esse objetivo que a The Green Initiative ampliou a sua atuação, antes dirigida às empresas e ao mercado internacional, para os cidadãos comuns.
O nome em inglês da The Green Initiative é herança do enfoque inicial da organização, que nasceu em 2005, a partir do esforço de pesquisa e ação de uma equipe multidisciplinar. O interesse dos profissionais da ONG - implantar projetos que restaurem áreas da Mata Atlântica ciliar e que retardem os efeitos do aquecimento global - hoje é preocupação cada vez mais recorrente entre empresários e cidadãos brasileiros. Para atender essa demanda é que a TGI abriu na internet tanto a sua calculadora de emissões quanto a possibilidade de financiar o plantio de árvores - que é uma das maneiras de equivaler em benefícios para o meio ambiente os danos causados pelas tarefas cotidianas de cada um (saiba mais a respeito desse processo no site da TGI).
Quer apoiar essa iniciativa? Então descubra quais são as suas emissões anuais de CO2, e quantas árvores você precisa plantar para neutralizá-las, clicando aqui.
In Infinitum
Robson Freire
13.9.07
Vamos Plantar uma Árvore?
Muito fácil. Entre no site clicando aqui, faça seu cadastro, em seguida faça o click, para um dos patrocinadores do site "pague" para ser plantada uma árvore. (a minha foi bancada pelo Bradesco Capitalização).
Bem, o site é bem completo, tem até como você comprar mudas e irem plantar por você, entre outras coisas.
Se tiver com tempo aí, dá uma olhada no site, a idéia é boa.
9.9.07
Cena picante entre Clive Owen e Monica Bellucci
Assista a cena e veja se ficou com vontade de ver filme. Se a resposta for sim, o ‘descuido’ deu certo.
Se foi remeditado ou não, não temos como saber com certeza. Algo que pode ser feito tanto por um usuário comum quanto pelo departamento de marketing. Mas uma coisa é certo o cara só tá pegando monumento, e mandando ver. O Plantel do cara vai de Angelina Jolie, Monica Bellucci, Julia Roberts, Natalie Portman e etc... O cara é meu ídolo.
P. S. O nome da música que toca no vídeo é da banda Midnight Movies - Patient Eye In assita no youtube
Aqui o Trailer Oficial do Filme
Infinitum
Robson Freire
7.9.07
Talentos Locais
O curta se chama O Dono do Tempo, muito interessante e promissor como primeiro trabalho. Ele também tem um blog o Cadê a Pedra Preta? muito legal e visualmente interessante, além de ter uma conteúdo bem variado.
Se isso não fosse muito ainda tinha um programa de Web TV, o Porão.Net que esta temporariamente fora do ar.
Vamos prestigiar o vídeo feito por ele, dar uma passadinha no blog para comentar o trabalho e aprender a valorizar o que esta cidade tem de melhor: seus talentos.
In Infinitum
Robson Freire
1° curta-metragem dirigido por Marco Antônio Rezende II. Gravado em outubro/novembro de 2006 e exibido pela primeira vez na 1° Mostra de Cinema do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Padre Humberto(Itaperuna-RJ) no dia 9 de novembro do mesmo ano, desde então ficou disponível no Porão até a estréia do programa.
Elenco: Txai Rezende, Gustavo Poly, Idi Poly e Luis Poly.
Roteiro: Euzébio Dornelles Narração: Anderson Motta
Direção e Edição: Marco Antônio Rezende II
4.9.07
Mensagem Instantânea
Como eu estava curioso sobre o vídeo, entrei (via email) em contato com o diretor, Amilcar Oliveira. Ele me contou que há cerca de um ano atrás, inscreveu o vídeo no Festival do Minuto 2006 cujo tema era "Comunidades na Internet".
O orkut era um tópico que tinha um certo apelo romântico, pois Amilcar havia conhecido sua esposa no site. Ele escolheu criar este curta porque ele queria mostrar como a internet está presente em nossa vida diária, influenciando o modo como nos comunicamos, conhecemos e interagimos com as pessoas. Eu acho que ele fez um grande trabalho em demonstrar o poder do orkut, sem mostrar a palavra "orkut" na tela do computador -- impressionante!
Mais impressionante ainda é que ele gravou a cena, editou a trilha sonora e finalizou o filme em apenas 6 horas. E isso custou a ele menos de 40 reais (que foi o que ele gastou com a cerveja)!
Extremamente inteligente, perfeito.
Assista o vídeo e divirta-se
In Infinitum
Robson Freire
Educação de Qualidade
Numa sociedade onde a informação é um dos pilares do sucesso, onde essa informação esta fora de uso a cada nove meses, a importância do educador é cada vez mais reconhecida na formação e no processo de aprendizagem do aluno.
Portanto continuamos esperando uma reviravolta neste papel de educador, nesse cenário esperamos que o “Profissional de Educação” seja uma constante nas escolas públicas e que ele seja valorizado, capacitado e amado por seu papel fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
1.9.07
Professores Criativos e Visionários
Neste artigo abaixo o Stephen Kanitz, da uma visão bem legal do "Profissional de Educação" do século XXI. Eu mesmo já tive muitos professores, alguns simples professores, alguns pós graduados, outros mestres e poucos doutores em todas as qualificações citadas no artigo, já até entrei em escolas que mais pareciam um grande museu, de tanta mumia morando dentro delas.
Mas o grande barato não é se ver enquadrado no perfil dos "professores criativos e visionários, que criam e mostram como será o mundo de amanhã" e sim o conceito de construção de conhecimento.Criar uma solução que será usada por algum tempo e depois ter que criar outro conhecimento após nova analise e solução.
Tudo isso porque o conhecimento humano está dobrando a cada nove meses. Isso mesmo 9 meses!
Imaginou que dentro de de dois anos depois de formado, 60% a 80% de tudo que aprendemos já será obsoleto, lógico respeitando as peculiaridades de cada profissão.
Hoje o conhecimento humano e de curta duração, podemos dizer que ele é até descartável, usado algumas poucas vezes e jogado fora. Portanto não faz mais sentido guardá-lo.
Ter a sorte de encontrar um "Profissional de Educação" desses em sua formação acadêmica pode ser o grande divisor de aguas em sua formação profissional.
Por isso vamos prestigiar esses "loucos, visionários e anarquistas" professores, que vão fazer a diferença entre você ser mais um e ser o numero um.
In Infinitum
Robson Freire
Parabéns, Calouros de 2007
Vocês provavelmente encontrarão três tipos de professor. Os ultraconservadores, que ainda ensinam "conhecimentos" de 1880. Na realidade, dogmas de um mundo que não existe mais. Percebam como vocês encontrarão muito poucos professores que se definem como neoliberais, neomarxistas, neofreudianos ou neo alguma coisa. Neo significa novo. No fundo, não são progressistas como dizem, mas ultraconservadores. Acham que o mundo não mudou ou então pararam no tempo, como todo conservador. Outro grupo de professores é o dos enganadores, aqueles que não se atualizam e dão aulas mesmo assim. Não se reciclam há anos, ensinam o que era novo dez anos atrás. Ou, pior, ensinam as mesmas coisas que eles próprios aprenderam quando estudavam. Se tiverem sorte, vocês também encontrarão um pequeno grupo de professores criativos e visionários, que criam e mostram como será o mundo de amanhã. São eles que vão inspirá-los a tentar fazer o que ninguém fez antes, são eles também que inspiraram quase todos os jovens que inventaram esses sites na internet. O que muitos de seus professores ainda não perceberam é que o conceito de conhecimento humano mudou. Não existe mais o conhecimento perene, guardado a sete chaves, restrito às "lides acadêmicas". As universidades não são mais as "casas do saber", as "catedrais do conhecimento", como muitas se autodefinem. Hoje, o conhecimento humano é de curta duração, poderíamos até dizer descartável, usado duas ou três vezes e jogado fora, quando não faz mais sentido guardá-lo. Isso os obrigará a repensar e a gerar novo conhecimento, porque provavelmente o futuro precisará de soluções nunca vistas. Estou exagerando um pouco para que vocês entendam aonde quero chegar. O importante é vocês aprenderem a criar conhecimento, e não somente a usar o conhecimento do passado. Eu utilizo o termo administrativo "conhecimento just in time". Vocês terão muitos problemas a resolver, e terão de saber como analisá-los, gerando uma solução ou "conhecimento" apropriado, que não necessariamente servirá para o resto da vida. Daqui a alguns anos, a situação será outra, requerendo nova análise e solução. Que algumas coisas são perenes, como 2 + 2 = 4 e muitas leis da física, não há a menor dúvida. Mas o que estou sugerindo é que vocês tomem o cuidado de sempre questionar seus professores, para se certificar de que o conhecimento do passado será de fato útil no futuro. Max Weber, Keynes e Freud escreveriam a mesma coisa se estivessem vivos hoje? É isso que vocês precisam descobrir. Até pode ser que sim, mas é melhor desconfiar sempre. O que eu peço a vocês, calouros de 2007, é que se concentrem em como gerar conhecimento. Como observar, como identificar variáveis relevantes, os personagens vitais do problema e os interesses. Como analisar alternativas e tomar decisões. Usei muito pouco das teorias que me ensinaram na faculdade. Meu sucesso profissional foi devido muito mais ao conhecimento que eu próprio gerei, que eu mesmo criei, do que às teorias e técnicas que mal me ensinaram. A "faculdade" que vocês precisam adquirir é a da criação, da criatividade, da geração de conhecimento, e não a da erudição, do academicismo ou a da decoreba que se alastra pelo país. Infelizmente, vocês terão de agradar aos dois primeiros tipos de professor repetindo o passado que eles querem ouvir, senão não serão aprovados. Mas aproveitem os próximos quatro ou cinco anos procurando e prestigiando os professores criativos, aqueles que de fato pesquisam o futuro e não somente o passado, e juntos criem o conhecimento para resolver os problemas atuais do Brasil, e mandem-nos para mim ou coloquem na internet. Saibam distinguir quem é quem, e boa sorte!
Fonte: Stephen Kanitz é formado pela Harvard Business School (www.kanitz.com.br)
Revista Veja, Editora Abril, edição 1996, ano 40, nº 7, 21 de fevereiro de 2007 página 18