9.8.09

Uma questão de escolha - Consumo Consciente


Olá Amigos

Precisamos pensar no quanto o consumo consciente poderá fazer diferença na realidade em que vivemos. Com ações cotidianas, concretas e voluntárias de consumo consciente permitiriam a qualquer pessoa contribuir para a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos. Um amplo despertar de consciências para esta nova realidade é um dos desafios da humanidade.



Pensar se devemos comprar e principalmente se precisamos comprar. Você é o tipo de pessoa que entra no supermercado e avalia cada produto que vai colocar dentro do carrinho ou não está nem aí para sua origem e se realmente precisa daquilo naquele momento - muitas vezes, pagando caro por sua escolha?

Quem sabe, não chega a esse ponto, mas adora produtos bem baratos, de origem um tanto quanto suspeita e que podem ser consumidos de forma exagerada, sem passar por sua cabeça que está por trás desse baixo custo a exploração da mão-de-obra e geração de problemas sociais ou, até mesmo, o trabalho infantil?



A consciência tem um preço, o qual nem todo mundo concorda em pagar, já que aparenta ser mais elevado do que se gostaria. Muitas questões, sobretudo as ecológicas e ambientais, perpassam pelo seu despertar, nem sempre aceito com tanta prontidão quanto necessário. Criar uma nova cultura que abra espaço para a qualidade e uma vida sustentável ainda parece utópico e distante. Um sonho por uma vida melhor para todos em um planeta ambientalmente limpo e sustentável.

No entanto, o aumento populacional e o consumo desenfreado há tempos vem gerando problemas de grande monta que se tornam cada vez mais críticos, ao ponto de ameaçar a viabilidade de toda espécie de vida sobre a Terra. Esse contexto iminente faz parte de todo um sistema, desencadeado por uma lógica de funcionamento que necessita ser repensada para uma mudança urgente e global.



Por isso blogueiros de diversos lugares estão envolvidos nessa blogagem coletiva em prol de um consumo consciente e várias entidades mundiais e organizações não-governamentais - ONG como o Instituto Akatu e a ONG Terrazul, tem feito um trabalho importante.

Para a formação de consumidores conscientes passa pelo processo educativo, pois é uma ferramenta poderosa, capaz de gerar um senso crítico e ampliar a visão para que novas escolhas sejam estabelecidas é a escola.

Para influenciar as futuras gerações a serem consumidores conscientes, o mais importante é acima de tudo o exemplo dos pais, abordar o tema na escola de maneira multi-disciplinar, incentivar a convivência das crianças com a natureza, tratar do tema nos meios de comunicação e como programas infantis na TV.

A ideia central não é dizer para as pessoas o que elas devem ou não fazer, o que devem ou não consumir. Fornecer elementos para que pensem e reflitam. O objetivo é aprender a escolher com consciência. Oferecer a informação para as próprias pessoas decidirem é mais desafiador.



O consumo consciente ou sustentável é um conceito bem mais aberto, que hoje está além da direção da economia, dos direitos do consumidor e da reciclagem de lixo. Não é uma postura reativa, mas leva o consumidor a se identificar como um protagonista dentro desse amplo contexto social, político e cultural.

"O consumidor tem poder. Pode e deve usá-lo em benefício de uma sociedade mais sustentável. Ele parte da forma básica do cidadão consumidor para se tornar um consumidor cidadão
"

Participe da blogagem coletiva sobre Consumo Consciente para discutirmos e divulgarmos ações que levem a um cotidiano de consumo sustentável.

Abraços

In Infinitum

Nenhum comentário: