4.9.07

Educação de Qualidade

Olá Amigos

Numa sociedade onde a informação é um dos pilares do sucesso, onde essa informação esta fora de uso a cada nove meses, a importância do educador é cada vez mais reconhecida na formação e no processo de aprendizagem do aluno.
Agora tudo mudou.
A relação entre pessoas, empresas e também mudou a visão da educação, passando a valorizar a formação mais integral do aluno, neste contexto o papel do educador também mudou.
Esse novo educador participa ativamente da aprendizagem do aluno, como mediador e motivador dos processos de aprendizagem. O educador desse novo século é empreendedor, flexível e está aberto a novas mudanças pedagógicas, para que de fato, consiga promover uma educação voltada para o desenvolvimento humano.
Esse novo educador utiliza a tecnologia como um fator motivador da aprendizagem do aluno, utilizando-a como um meio propulsor para mudanças e não como um fim em si mesmo. Os resultados focam não apenas o uso da tecnologia (saber efetivamente usar), mas principalmente o desenvolvimento de competências.
A tecnologia é adotada para facilitar e beneficiar (ter novas aprendizagens) sua vida e a vida dos seus alunos. O educador não apenas inova ou dinamiza suas aulas, mas sim usa e incentiva seus alunos a usarem para aprendizagem, comunicação e compartilhamento de práticas, visando uma aprendizagem mais autêntica, significativa e prazerosa para todos.
Desenvolve ainda um trabalho em parceria com seus pares, procurando fazer com que as diferentes áreas de conhecimento sejam significativas para a vida dos alunos, ao invés, de trabalhar conteúdos prontos e que não atendam às necessidades e expectativas dos seus alunos. Há muitas décadas é dito que o investimento do país deve ser na educação.
Mas, não falamos aqui de qualquer educação, falamos de uma educação de qualidade que atenda aos desafios desse novo século, que promova uma verdadeira educação para o desenvolvimento humano e que priorize como apontado no relatório da UNESCO, o desenvolvimento dos Quatro Pilares da Educação - aprender a ser, a conviver, a fazer e a conhecer, somente dessa maneira o aluno estará preparado para atuar como sujeito integrante, pois somente assim, a educação estará formando cidadãos preparados para interagirem e contribuírem nas transformações desse novo século.
Portanto continuamos esperando uma reviravolta neste papel de educador, nesse cenário esperamos que o “Profissional de Educação” seja uma constante nas escolas públicas e que ele seja valorizado, capacitado e amado por seu papel fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
In Infinitum
Robson Freire

Nenhum comentário: