5.10.07

6 coisas que você vai ter no celular

Foto, música, vídeo, internet e mapas, tudo no seu bolso. Da até para telefonar...

Se a chamada Web 2.0 é o palco para a ascensão dos conteúdos gerados por usuários, para a troca de informações de internauta para internauta em volumes nunca antes registrados e para o fortalecimento sem precedentes das relações virtuais, o celular pode ser considerado um dos personagens centrais dessa trama.

À medida que o hábito de registrar conteúdos digitalmente - seja em texto, foto, áudio ou vídeo - e compartilhá-los com os amigos se torna cada vez mais difundido entre os usuários, o celular assume o papel preconizado pela indústria: o de dispositivo convergente por natureza.

Ele é portátil, está sempre conosco, reúne todas as funções espalhadas pelos nossos eletrônicos preferidos - câmera digital, tocador de música, organizador pessoal - e além de tudo está sempre “online”, permitindo não só a geração e a transmissão de conteúdos a qualquer hora em qualquer lugar, como também a recepção, abrindo espaço aos serviços mais diversos, como TV, rádio e navegação por mapas.

É fato que nem todos os aparelhos trazem todos esses recursos integrados por um preço acessível à maioria dos usuários, mas algumas funções consideradas de vanguarda em um passado muito recente - como foto, vídeo e música, por exemplo - se tornaram comuns nos celulares de entrada muito rapidamente. “Hoje é possível comprar celular com câmera por menos de 150 reais”, lembra Marco Lopes, diretor de marketing da TIM.

Cliques avançados

A qualidade dos conteúdos gerados também evolui consideravelmente: celulares com câmera de 10 megapixels - como o B600, da Samsung - já são realidade em mercados mais desenvolvidos há mais de um ano, e modelos com câmera de 5 mepapixel, como o Nokia N95, começam a chegar no Brasil.



O Primeiro "alô móvel


A Primeira chamada de um telefone celular foi realizada em 3 de abril de 1973, em Nova York (EUA), por Martin Cooper, então gerente da Divisão de Sistemas da Motorola.

Atenção para a data, apenas 34 anos.





Por
Daniela Moreira, repórter do IDG Now!
Publicada em 05 de outubro de 2007 às 07h00

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2007/10/04/idgnoticia.2007-10-04.5030757375/
http://idgnow.uol.com.br/galerias/idgphotoalbum.2006-02-03.9367726313/

Nenhum comentário: