18.10.07

Nos EUA, escola pode dar anticoncepcionais para jovens de 11 anos

Medida é para atenuar aumento de gravidez entre adolescentes.
Pais não precisarão ser notificados.

Uma escola do estado americano do Maine recebeu autorização para fornecer pílulas anticoncepcionais para meninas de 11 a 14 anos sem precisar notificar os pais, informou a imprensa local.

A medida foi tomada pelo Conselho Escolar de Portland, como uma forma de atenuar o aumento da gravidez entre adolescentes.

Segundo um relatório elaborado com três escolas públicas da cidade, a gravidez entre adolescentes teve um aumento de 17% nos últimos quatro anos.

Por causa disto, o departamento de Saúde Pública de Portland propôs que a escola de ensino médio King oferecesse uma série de serviços, entre eles vacinações, fornecimento de anticoncepcionais e assessoria para o combate de doenças sexualmente transmissíveis.

Apesar da polêmica e dos diferentes posicionamentos dos pais dos alunos das escolas, a medida teve o apoio de dez dos doze membros do Conselho Escolar.

Em reunião com pais, Pat Patterson, diretor médico do Centro de Saúde Escolar, afirmou que o acesso a anticoncepcionais não provoca o aumento da atividade sexual.

No entanto, nem todos os pais se convenceram deste posicionamento. Em reunião realizada na última quarta, muitos afirmaram que a escola estava violando direitos e disseram que podem processar a instituição.

URL:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL152775-5602,00.html

Nenhum comentário: