9.11.07

Gentileza gera gentileza, paz, amorrr à natureza...

Olá Amigos

Hoje lendo um artigo intitulado O Poder da Gentileza eu me lembrei do poeta Gentileza, que na minha infância era um marco com sua postura, idéias e ideais. Lembro que quando menino ouvindo a historia do grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano" em Niterói, a história do poeta se misturava a ela.

Consolar os parentes das vítimas do incêndio de um circo em Niterói, mudar-se para o local da tragédia e semear ali um jardim de flores foi sua primeira missão. Como autêntica fênix que renasce das cinzas, Gentileza começou ali seus 35 anos de peregrinação.

Foi lá nesse jardim sobre as cinzas do circo queimado é que José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente “Profeta Gentileza”.

Olhar sempre as palavras e as mensagens que ele escreveu nos pilares da Ponte Rio-Niterói, era um prazer enorme. Ele se tornou um ícone da cultura carioca. Nestes tempos de muita preocupação consigo mesmo, e de pouco tempo para o outro, de tempos "sem-tempo", quero chamar a atenção para uma virtude que anda meio esquecida: a gentileza.

Gentileza que não quer dizer fraqueza, nem é virtude só para mulheres. Gentileza que significa cortesia, amabilidade, fidalguia, bom tratamento. Gentileza gera gentileza.

Tem um poder muito grande e tem relação direta com a inteligência bem como denota elevação moral. Muitos se desculpam dizendo "não tenho tempo para estas coisas". Porém, sempre é tempo para uma palavra de amizade, para um telefonema cordial, para um sorriso de afeto, e nesses tempos digitais um email, um post dirigido mesmo àqueles que parecem endurecidos e impermeáveis às boas maneiras.

"Muito obrigado", "por favor", "está ótimo o seu café", "bom dia", "boa tarde", "desculpe", são expressões que estão se ouvindo cada vez menos. Quando esses pequenos gestos de fraternidade e reconhecimento vão sendo esquecidos, a pessoa vai ficando fria e áspera, acreditando que todos devem ser gentis para com ela, mas esquecendo que esse dever é recíproco e que devemos ser aquele que dá o primeiro passo, pois o primeiro degrau do Paraíso chama-se gentileza.

Vamos fazer esse mundo gerar mais amor, fraternidade e gentileza com uma velocidade que só a internet é capaz de fazer. O poeta Gentileza fez isso por mais de 35 anos. Como diz a letra da música Gentileza da Marisa Monte "O mundo é uma escola, A vida é o circo, Amor palavra que liberta, Já dizia o profeta."

Abaixo o clipe e a letra de uma musica da Marisa Monte sobre o poeta Gentileza no YouTube e se você quiser um documentário sobre o Profeta Gentileza de Dado Amaral e Vinicius Reis no Porta Curtas e só clicar no link, o livro Brasil: Tempo de Gentileza, de autoria do professor Leonardo Guelman publicado pela EdUFF (Editora da Universidade Federal Fluminense) em 2000 e o Museu Virtual Gentileza são boas fontes.

Não sei sé é já o espírito natalino chegando, mas que dá muito boas aulas, isso dá e nada mais atual nesse mundo tão corrido do que uma aula sobre amor, fraternidade e gentileza afinal Gentileza gera gentileza, paz, amorrr à natureza...

In Infinitum

Robson Freire




GENTILEZA
(Marisa Monte)


Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de gentileza

Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o profeta

Nenhum comentário: