5.11.07

Maioria mudaria de hábitos contra aquecimento

Uma pesquisa mundial encomendada pela rede britânica BBC divulgada nesta segunda-feira revela que quatro de cada cinco pessoas no planeta estaria disposta a fazer algum tipo de sacrifício pessoal para ajudar a combater o aquecimento global. De acordo com os números do levantamento, feito com mais de 22.000 pessoas em 21 países, 83% das pessoas concordam que, para conter os efeitos das mudanças climáticas, é necessário alterar o seu estilo de vida.

No Brasil, praticamente nove em cada dez disseram acreditar que uma mudança de comportamento individual é necessária para combater o aquecimento global. Apenas a metade, no entanto, afirmou estar disposta a fazer estas mudanças. Chama a atenção o fato de que até na China e nos Estados Unidos, os dois maiores emissores dos gases do efeito estufa, que contribuem para o aumento da temperatura do planeta, a maioria da população está disposta a se comportar de forma diferente por causa do problema.

O estudo mostrou ainda que metade das pessoas reconhece que o custo dos combustíveis fósseis – os que mais contribuem para o aquecimento – deveria aumentar, numa tentativa de frear o seu consumo. Mesmo com a outra metade não concordando com esta subida, três em cada quatro entrevistados apóiam o aumento nos impostos sobre diferentes formas de energia, desde que o dinheiro arrecadado pelas taxas seja empregado especificamente para promover eficiência energética ou para desenvolver combustíveis limpos.

"Essa pesquisa mostra que as pessoas estão muito mais preparadas para cumprir a sua parte neste sacrifício do que muitos políticos", afirmou à BBC Doug Miller, diretor da Globescan, instituto de pesquisas a quem o levantamento foi encomendado. Entre outras medidas, ele sugere que os governos instituam novos impostos sobre a energia, desde que obtenham a confiança da população de que os recursos serão mesmo aplicados em ações ambientais.

Nenhum comentário: