2.5.09

Sai de cena

Olá amigos

Hoje morreu um dos grandes personagens do teatro brasileiro: o dramaturgo Augusto Boal, embaixador mundial do teatro da Unesco. Criador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal que simbolizou uma peça importante da resistência contra a ditadura.

http://images.amazon.com/images/P/0930452496.01.LZZZZZZZ.gif

Fundador do teatro do oprimido, entre 1971 e 1980, ele fugiu da perseguição do regime militar (1964-1985) e viveu exilado na Argentina, Estados Unidos e na França, onde ensinou suas técnicas na Universidade de Sorbonne, em Paris, voltando ao Brasil após a revogação do AI-5 e a Anistia política. Na década de 1990, Boal se elegeu vereador no Rio de Janeiro, pelo PT.

O teatro do oprimido plantou a semente de algumas correntes do teatro moderno que transformam o espectador em parte ativa da peça e enfatiza temas sociais comuns aos participantes e espectadores. Em março, já debilitado pelo câncer, recebeu o reconhecimento de "embaixador mundial do teatro" da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Augusto Boal por litmuse.

Infelizmente não teremos mais a presença dele entre nos, uma grande perda para o teatro nacional. Como se diz no teatro saiu de cena.

In Infinitum

Robson Freire

Um comentário:

pedagogica mente blogando disse...

realmente mais uma perda a lastimar.....e você bem se lembrou dele!precisamos urgentemente garimpar novos valores para, quem sabe, substituí-lo.abç vera