29.4.09

Nostradamus do Século XXI

Olá Amigos

Hoje seguindo uma indicação sobre documentários para assistir no feriado eu me deparei com esse filme que esta bombando lá no Festival de Filmes de Tribeca em Nova York.

O filme é Transcendent Man, documentário sobre a vida e idéias de Ray Kurzweil. O diretor Barry Ptolemy viajou com o futurista Ray Kurzweil por dois anos, gravando suas palestras e conversas sobre seu livro “The Singularity is Near“. O inventor norte-americano Ray Kurzweil prevê que em poucas décadas os humanos vão se fundir com máquinas, transformando irrevogavelmente a vida tal como a conhecemos, no filme que estreou no sábado no Festival Tribeca de Cinema, apresenta a vida de Kurzweil e sua previsão de que o envelhecimento e a morte se tornarão obsoletos, suas motivações e as críticas feitas a ele.

http://images-2.redbubble.net/img/art/size:large/view:main/275928-11-transcendent.jpg

E se você está pensando que o cara é doido de pedra, pode ir tirando o cavalinho da chuva, pois além de muitos prêmios e troféus, incluindo o prêmio mais importante de sua área de atuação -- a Medalha Nacional de Tecnologia 1999,ele também tem em seu crédito previsões passadas que mostraram ser acertadas. O cara é o verdadeiro Nostradamus moderno, da uma olhada no trailer do documentário.


Entre outras coisas, ele previu corretamente a ascensão da Internet e que um computador seria campeão mundial de xadrez até 1998, previsão essa que se realizou em maio de 1997.

Ao dizer que até o ano 2029 os computadores poderão equiparar-se à inteligência humana em todas as áreas, Kurzweil aponta para a rapidez com que a tecnologia avançou desde que ele era estudante no Massachusetts Institute of Technology - MIT, época em que um computador ocupava metade do prédio do instituto.

"O computador que ocupava aquele prédio hoje ocupa meu bolso e dentro de 25 anos caberá numa célula sanguínea, e isso é muito previsível", disse Kurzweil, para quem dentro de algumas décadas humanos terão robôs do tamanho de células circulando em sua corrente sanguínea e somando-se a sua capacidade cerebral.

A combinação da inteligência das máquinas com a inteligência humana será "muito poderosa", disse Kurzweil. "E as máquinas continuarão a crescer exponencialmente em sua capacidade."

Kurzweil acha que essa inteligência artificial será usada para combater as doenças e a pobreza, e não para a guerra e a destruição final dos humanos. No filme esse ponto é questionado, pois as pessoas acham esse otimismo exagerado e dizem que as previsões de Kurzweil vão levar muito mais tempo para se realizar, se é que isso vai acontecer.

Sempre aceitei a morte como o fim de um ciclo e que gente é gente e robô é robô, nunca me imaginei meio maquina, meio gente. Há muito tempo eu duvido da boa vontade dos militares e suas paranoias conspiratorias.

Agora me fala uma coisa, como você reagiria se descobri-se que você é meio maquina e meio robô?

Só uma resposta que eu tenho:

In Infinitum

Robson Freire

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente resenha. Kurzweil é considerado o "Thomas Edson do século XXI" e a influência e popularidade de suas idéias parece estar crescendo... exponencialmente. Tanto que o Google e a Nasa estão patrocinando a "Singularity University", situada em um centro de pesquisas da Nasa na Califórnia. Parece que o Google doou R$1.000.000,00 . Ora, o Google -- a marca mais valiosa do mundo -- não colocaria sua credibilidade em cheque, patrocinando qualquer pessoa.