26.4.09

Prazeres ocultos

Olá amigos

Todos nos temos a nossa válvula de escape, um hobby, um passatempo ou qualquer coisa que o ajude a relaxar no fim de um dia estressante. Eu tenho 3 coisas que me fazem ficar simplesmente em alfa: ler, tocar guitarra e cozinhar.

A música é assim por dizer o meu ponto G, pois toda vez que preciso relaxar e atingir o meu melhor e só ligar o som e mandar ver. Escuto tudo de Duke Ellington a Cama de Gato, de Iron Maiden a Link Park, de Caetano Veloso a The Fevers, Roberto Carlos e toda Bossa Nova enfim sou um cara bastante eclético no quesito musical.

Ler então é minha paixão arrebatadora, pois tem o dom de me transformar nas mais diversas coisas e pessoas, de me levar a lugares e me fazer viver situações que me levam as lagrimas ou as gargalhadas. Leio muito, mais muito mesmo. Tem ano que chego a ler uma média de 15 a 20 livros por ano. E só não leio mais pois absoluta falta de tempo.

Mas se tem uma coisa que eu faço com um prazer assim inigualável é cozinhar. Sou um cara que tem o dom e o conhecimento da arte de cozinhar. Adoro cozinhar e receber os amigos com os mais diversos pratos e sobremesas fantásticas. Tudo isso regado a uma boa cerveja importada ou um vinho de primeira.

Minha amiga Marise Brandão fica babando quando falo o que estou fazendo na cozinha ou preparando. Sou um cara bom de garfo e bom apreciador de vinho e não me privo dos prazeres da boa mesa. Pois poucas coisas na vida tem o dom de proporcionar um prazer tão intenso quando a culinária. Estar de dieta é um sofrimento por assim dizer holocaustico.

E li uma reportagem bem legal falando sobre uma nova dieta que permite tudo, mas ensina o que é mais saudável. É a Dieta das Boas Escolhas que é como se fosse um guia para você emagrecer, ou deixar de engordar, comendo fora de casa todos os dias. Entre duas opções de um mesmo restaurante, entenda por que uma é mais saudável que a outra.

Tem horas que quase todos ficamos na duvida:

O que é melhor: uma latinha de refrigerante ou um copo de suco natural para acompanhar o almoço? Essa resposta é fácil: o suco natural, apesar de eu preferir um Coca-Cola estupidamente gelada com gelo e limão.

Ainda que tenha mais calorias, é muito mais rico em nutrientes. Mas há outras escolhas que não são tão óbvias assim. Entre um sanduíche e outro das grandes redes de lanchonete do mundo, qual o mais saudável (ou qual o menos pior?). Diante de tantas opções de sorvetes, saladas e pizzas de restaurantes variados, como escolher o que tem menos impacto no seu regime? Nos alimentos e bebidas industrializados, a resposta está nos rótulos. As regras são, basicamente, preferir aqueles com menos açúcares, sódio, gorduras saturadas e calorias. No caso dos restaurantes, invariavelmente a regra é ficar longe de molhos à base de maionese e creme de leite, queijos, frituras, óleos e manteigas de qualquer tipo.

A coleção Eat this, No that fez um pente fino nas grandes cadeias de restaurantes americanas para mostrar, em um mesmo estabelecimento, o que rejeitar e o que comprar. As diferenças vão de sutis a surpreendentes: comer uma salada ou um wrap pode ser pior do que pedir um sanduíche tradicional. Há um quadro na pagina da reportagem que mostra opções reais que podem ensinar boas lições de como fazer a melhor escolha.

Eu vou te dar uma dica de boa escolha: Um belo salmão grelhado com gengibre e legumes salteados, uma porção de arroz com ervas finas, salada verde, molho chimichuri, um belo vinho branco (minha sugestão o Montrachet (que se pronuncia monrrachê), que é um vinho branco seco, elaborado com a uva Chardonnay, produzido na Bourgogne - França) bem gelado e de sobremesa um bola de sorbet de limão.

Boas Escolhas e Bona Apetit

In Infinitum

Robson Freire

Nenhum comentário: