18.4.09

Você tem fome de que?

Olá Amigos

Fiquei hoje conversando com alguns amigos sobre cultura e a falta dela em nossa cidade e principalmente a falta que ela faz aos jovens. A falta de uma politica pública de incentivo e de retomada para a cultura é muito ruim, mas pior do que isso é a sociedade civil não se articular e também se omitir do seu papel fundamental que é o de cobrar ações efetivas para melhorar a cultura.

http://www.geraldfinley.info/geraldfinley/Photos/Recitals/2007_recital_Frankfurt_21.JPG

Atualmente as diversas correntes culturais e os principais ativistas do movimento cultural de nossa cidade estão cada um puxando a sardinha para o seu lado e com isso as ações não estão sendo tratadas como deveriam e principalmente não estão tendo o efeito desejado.

Sentar a mesa e discutir de forma imparcial propostas que tenham a médio e a longo prazo um efeito positivo na cultura do nosso município. Propostas como a criação de um teatro municipal de qualidade, como o Trianon de Campos dos Goytacazes, onde possam ser realizados shows, recitais, concertos, apresentações de dança e que também possam abrigar escolas de musica, teatro, dança e outras atividades culturais.

http://www.danzfamily.com/archives/blogphotos/07/675-dance-recital.jpg

A criação de um selo próprio como tem a Prefeitura de Niterói, que grava, edita, distribui CDs a preços de custo dos artistas de nossa cidade permitindo a eles uma oportunidade no cenário musical nacional. Uma cinemateca nos moldes da rede Cine Estação junto a uma escola de cinema e de produção de animações e curtas metragens fomentando um mercado muito rico que não é explorado em nossa cidade. Um espaço chamado Casa de Bamba voltado para ser um memorial do samba e do carnaval de nossa cidade, onde se apresentariam grupos e as velhas guardas em rodas de samba semanais.

http://pregonatabua.zip.net/images/cultura_samba.jpg

A criação da CULTURITA - Casa de Cultura de Itaperuna e a adoção dela como centro cultural oficial da cidade e onde funcionara uma escola de arte. A criação de uma Lona Cultural que percorrerá a cidade levando lazer e cultura. Uma filial na Escola Nacional de Circo faria também muito bem ao município de Itaperuna. Propor a criação de um calendário de eventos culturais e que proporcionaria a cidade a oportunidade de captação de recursos através deles.

http://www.ccom.pi.gov.br/noticias/fotos/200710/CCOM23_44af2be947.JPG

O papel da educação nesse projeto é importantíssimo pois a adoção de aulas obrigatórias regulares de teatro, música, dança pela rede publica trariam não somente efeitos no ensino aprendizagem de nossos alunos, mas os tornariam não somente consumidores de cultura mais também produtores de cultura. Alem de proporcionar uma oportunidade real desses jovens ingressarem no mercado de trabalho e poder mudar a vida deles através da cultura de uma realidade cruel que lhe esta reservada.

Ai eu me lembrei da música Comida dos Titãs, onde o Arnaldo Antunes foi fantástico em sua elaboração, em que diz:

"você tem fome de que?
a gente não quer só comida
a gente quer comida, diversão e arte."

Eu quero. E você quer?

In Infinitum

Nenhum comentário: