21.4.09

Reflexões

Olá Amigos

Hoje inicio um novo tempo por aqui no In Infinitum. Incentivado pela minha amiga Suzana Gutierrez do blog Gutierrez/Su vou começar a ser mais frequente por aqui e trazer para cá as minhas opiniões pessoais. Primeiramente gostaria de agradecer aos meus loucos seguidores desse espaço pessoal e dizer o meu muito obrigado.

http://farm1.static.flickr.com/144/350340572_a6230b1bee.jpg

Ser autoral é uma condição minha, pois não sei ficar sem expor os meus pensamentos e dividir com as pessoas os meus sentimentos, opiniões e até meus desejos e medos. Sempre acreditei na evolução do ser humano na troca de conhecimento como agente de aprendizado e mudanças pessoais e sociais.

Minha atuação como educador tem sido orientada pela aplicação das Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula e eu tenho o meu jeito todo próprio de ensinar e aprender. Sempre primei pelo diálogo franco, direto e positivo com os meus alunos e sempre disposto a ouvi-los em suas solicitações, desejos, anseios e com isso fazer com eles a minha ponte.

Quero agora fazer a minha ponte com vocês leitores do In Infinitum, quero ter com vocês aqui trocas igualmente fantásticas e esclarecedoras. Por isso vamos começar perguntado sobre o Twitter. A Suzana Gutierrez o definiu assim em um email "O twitter, por exemplo, dentro das perspectivas de pesquisa em sua base de dados, é ótimo para localizar e capturar as melhores ideias, insights, recursos, vindos do papo até informal de milhões (de pessoas)."

Afinal para que serve o twitter?

Eu tenho e uso o meu ( http://twitter.com/robsongfreire) , mas o meu amigo Sergio Lima do blog Blog e Física não vê uma utilidade funcional para a ferramenta tanto que ele prometeu não mais falar sobre o Twitter ( mas sempre quebra a promessa). Ele cita que "Twitter é o joio, blogue é o trigo ou então Twitter é o ruído, blogue é a informação!"

Ele e um cara bem rabugento com o twitter, mas descobriu duas boas utilizações do mesmo: 5 motivos que tornam o Twitter uma Ferramenta irrelevante. pra MIM , Cadeira para twitteiros e Mudanças e utilidades (?) do Twitter. Imperdíveis as indicações. Agora aqui uma reportagem indicada pelo A Suzana Gutierrez indicou o links de dois vídeos, para comprovar o poder da ideologia e como a questão de consumir a mídia é, por vezes, mais importante que as possibilidades da mídia. Ela mandou um link sobre uma reportagem do Fantástico falando sobre o Twitter e como o pessoal gravou com uma câmera escondida a encenação.

Compare http://tinyurl.com/crpv8m com http://tinyurl.com/cbbmlg .
Agora esse vídeo (animação) que fala sobre o que é twitter e a febre que esta por trás disso, que é fantasticamente explicativo e didático. Ele foi maravilhosamente dublado pelo pessoal da
RBW Comunicação de Brasília - DF, eles decidiram lançar uma dublagem (fan dublagem) , em versão brasileira depois do lançamento da animação Twouble with Twitters que esta abaixo com som original e com legendas português, Eis o resultado ...Vocês vão adorar:

Dublado


Legendado com som original


Viu? Muito legal, né?

Então voltando lá em cima me responda:

Qual a utilidade pratica e a pedagógica do twitter?

In Infinitum

Robson Freire

2 comentários:

Sérgio Lima disse...

Opa Robson,

Por algum motivo sua página não termina de carregar aqui no firefox. Tive que sublinhar o texto para poder ler...

Eu achei o vídeo tão maneiro que o enbedei no meu blogue (com os devidos créditos).

Já estou seguindo também o infinitum no Greader :-)

abs

Unknown disse...

Robson ao ler este seu texto e continuar na leitura de tantos outros, vejo que como tantas e tantas ferramentas essa é mais uma que alguns escolhem, como escolhem o restaurante, a cor da camisa nova e tantas escolhas que vamos fazer pela vida. Vivenciei pensamentos que já me fazem refletir sobre o meu tempo e a utilidade de tantos conhecimentos. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento de Juan Ignacio Pozo reforça algumas questões da aprendizagem. Mas costumo ver como alguns citaram em seus posts, que o uso em alguns casos se torna facilitador e agregador de conhecimento e de informação atualizada. É claro que toda a informação tem e deve ser verificada em algum momento. Por exemplo o engraçadíssimo vídeo da gravação do Fantástico...desmascarar, nem sei se é o fato, mas registrar foi isso sim fantástico...
No caso da portabilidade abre um precedente de um registro atual que pode ser levado aos meios de comunicação assim que confirmado( como discutido no CampusBlog).
Por outro lado em grupos educacionais a disseminação de opiniões, que vão ser levadas a sério ou não( o que abre um precedente para a inclusão de surdos que agora poderam opinar nas aulas). A participação em trabalhos em grupo, na construção de material ou reflexão para um post mais detalhado ou um blog.
Por exemplo o envio de uma mensagem sobre twitter que eu com certeza verificaria, principalmente vindo de uma pessoa fantástica como vc.
Bem busquemos as idéias e ganhemos o Nobel...rsrsrsrs.
um grande abraço.
Antonio Carlos S. de Carvalho