25.4.09

Rever o quê, mudar por quê

Olá Amigos

Cada dia eu me surpreendo com a quantidade de informação disponível ( e olha que tem professor achando que pode mais, coitado) na internet. Numa dessas andanças eu encontrei essa maravilha de texto intitulada "Rever o quê, mudar por quê" do Luiz Carlos de Menezes, físico ( mais um do ramo Sergio) e educador, é professor da Universidade de São Paulo, no Instituto de Física e no programa de pés-graduação da Faculdade de Educação.

http://thumbs.dreamstime.com/thumb_47/11427070293fVy65.jpg

Nesse texto ele cita:

"O que é necessário rever? Segundo o autor, o Projeto Pedagógico da Escola.
Por quê? Porque assim como o mundo mudou, o público da escola e a função que ela deveria assumir também mudaram. Mas, nem sempre, os Projetos Pedagógicos das escolas refletem tais transformações.
Vencer a resistência à mudança e ancorar-se na esperança é tarefa imprescindível para que a escola enfrente, de maneira corajosa, os problemas que lhes são colocados.
Não há mais como lamentar e esperar que todas as dificuldades se resolvam para que a escola realize sua função com sucesso: fazer com que todos os alunos aprendam.
Para isto, é preciso mudar o "velho Projeto Pedagógico", marcado principalmente pela centralidade do aspecto cognitivo na tarefa educativa. Conceber um "novo Projeto Pedagógico" voltado para o desenvolvimento de competências e para a promoção de valores humanos e éticos, bem como comprometido com saberes práticos.
Mas, para a construção deste Projeto Pedagógico não existem modelos ou regras; ele deve ser feito por e para cada escola.
Enfim, é preciso realizar uma revisão efetiva da escola para que, se transformando, ela possa, de fato, assumir sua função neste mundo também transformado."

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader.

Esse texto é um artigo publicado na Revista Acesso: revista de educação e informática n. 14. São Paulo: FDE, dez. 2000. Páginas: 29-34

Não deixe de ler.

In Infinitum

Robson Freire

Um comentário:

pedagogica mente blogando disse...

realmente, as coisas só começam a funcionar quando existe propriedade no projeto pedagógico:um projeto com pé do chão,de acordo com a clientela,sem romances.
abç vera